Prefeitura Municipal de Caeté

Painel do site
Caeté, 18 de outubro de 2017 Atendimento
Você sabia? Todas as terças e quintas, às 7h, tem ginástica, alongamento e relaxamento na Praça do Charneaux
Imprimir Email

Assistência Social

II Conferência Municipal de Políticas Sobre Drogas é realizada

por Assessoria de Comunicação

15/09/2017 12:59

A Prefeitura Municipal de Caeté, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social e Políticas Sobre Drogas, realizou na manhã desta sexta-feira (15), no Salão da FEC, a II Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas, com o tema “Políticas Públicas sobre Drogas para a Juventude”.

A Conferência teve como objetivo sensibilizar e mobilizar a sociedade para a construção das políticas públicas sobre drogas, em um processo dinâmico de diálogos a partir de uma visão crítica, participativa, democrática e transformadora. Compuseram a mesa da solenidade a Secretária Municipal de Assistência Social, Úrsula Ângelo; o Coordenador da Secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas, João Vitor Jorge; o Secretário Municipal de Governo, Webber Leite, e o Secretário Municipal de Esportes, Fúlvio Brandão. Os alunos das Escolas Estaduais José Brandão e Francisco de Paula Castro, colaboradores e pessoas envolvidas diretamente com o tema também participaram do evento.

Na oportunidade, o coordenador da Secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas, João Vitor Jorge, falou sobre a reestruturação que a secretaria vem passando nestes nove meses de governo, ampliando as atividades e os recursos disponíveis. “Anteriormente, a secretaria trabalhava apenas com a internação, mas hoje conseguimos incluir a saúde, o esporte e outras diversas áreas e atividades, além dos trabalhos de prevenção.”, comentou. “Os jovens da nossa localidade precisam ver que existe um mundo muito além do que eles estão acostumados a ver.”, acrescentou João.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Úrsula Ângelo, também falou sobre a importância do trabalho preventivo. “Trabalhar com prevenção é chegar antes, e chegando antes, a gente consegue minimizar o impacto dos problemas que acontecem no município”, disse. O Secretário Municipal de Governo, Webber Leite, representando o prefeito Lucas Coelho, disse que é uma satisfação enorme ver esta nova fase da secretaria, atuando realmente dentro do objetivo pelo qual ela foi criada, de forma totalmente proativa, e completou aconselhando os jovens presentes a ficarem longe de caminhos ruins, como o das drogas.

Dentro da programação da Conferência de Políticas sobre Drogas, os presentes puderam assistir à palestra do Mestre em Pedagogia, Jefferson Lisboa que interagiu com a plateia e buscou refletir, de forma dinâmica com os jovens do evento, sobre o papel de protagonistas na sociedade atual e o posicionamento enquanto seres humanos e seres sociais. “O caminho das drogas é muito sombrio, mas a decisão de entrar neste caminho é de vocês. Se as coisas vão mal lá fora, é porque as coisas vão mal aqui dentro. Nós decidimos os caminhos que devemos andar.”, afirmou o palestrante.

Houve também um depoimento de uma codependente, que durante anos viu seu marido no mundo das drogas e hoje, sete anos depois, o vê livre deste mal. “Eu sofri muito, mas permaneci firme porque estamos neste mundo para ajudar. Não abandonem, pois existe vida após as drogas.”, disse. Ao encerramento das palestras houve um tempo para debate e trabalhos em grupos, divididos em três eixos temáticos para ênfase a violência, drogas e cidadania. Também aconteceu uma apresentação musical dos alunos da oficina de inglês, nova atividade oferecida pela secretaria. Eles cantaram Imagine, de John Lennon.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página