Prefeitura Municipal de Caeté

Painel do site
Caeté, 17 de agosto de 2017 Atendimento
Você sabia? Todo domingo, o grupo de ciclismo Pedalada das Minas se concentra no Poliesportivo às 7h
Imprimir Email

Assistência Social

Prefeitura realiza abertura da Campanha 18 de Maio

por Assessoria de Comunicação

19/05/2017 11:20

A Prefeitura de Caeté, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Educação e Saúde realizou na noite de ontem, 18 de maio, a solenidade de abertura da campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento aconteceu no Cine Teatro e teve como objetivo mobilizar e convocar a sociedade a participar do enfrentamento e prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes.

O Prefeito Lucas Coelho, a Secretária de Assistência Social, Úrsula Ângelo, o Presidente da Câmara Municipal, Guilherme Rosa, dentre outras autoridades marcaram presença no evento. Na oportunidade, agradeceram todos os participantes e envolvidos na causa e ressaltaram a importância da conscientização popular para este assunto tão importante.

A data de 18 de maio foi escolhida como símbolo da luta pelos direitos de crianças e adolescentes, em lembrança ao sequestro da menina Araceli Cabrera Sanches, estuprada e assassinada aos 8 anos de idade, em 18 de maio de 1973. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

No evento de abertura, os presentes assistiram a duas palestras. A primeira foi ministrada pelo professor da Faculdade de Medicina da UFMG, Robespierre Ribeiro e, logo em seguida, a psicóloga Marcela Santos tomou a palavra. Durante a palestra, os convidados puderam entrar mais a fundo no assunto, explicando o que é a exploração sexual, quais as consequências e como a população e as vitimas podem denunciar.

Na manhã de hoje, 19, dando continuidade às ações da Campanha 18 de maio, aconteceu a blitz educativa em vários pontos da cidade e caminhada educacional com a participação das escolas, com entrega de materiais informativos.

As ações terão continuidade até o final do mês de maio, com atividades nas escolas da cidade através de palestras educativas para os alunos, professores e servidores da educação. O fechamento da campanha acontecerá no dia 31 de Maio, as 17hrs, no Cine Teatro, com o Seminário de encerramento, com o tema “Construção da rede de enfrentamento ao abuso”.

Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados e a participação da sociedade é fundamental. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual, procure o Conselho Tutelar, delegacias especializadas, Polícias Militar ou ligue para o Disque Denúncia Nacional, de número 100.

Esta é uma luta de todos!



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página