Prefeitura Municipal de Caeté

Painel do site
Caeté, 23 de maio de 2017 Atendimento
Você sabia? Todas as quintas, às 17h, tem Slackline na Praça do Poliesportivo
Imprimir Email

Assistência Social

Prefeitura realiza abertura da Campanha 18 de Maio

por Assessoria de Comunicação

19/05/2017 11:20

A Prefeitura de Caeté, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Educação e Saúde realizou na noite de ontem, 18 de maio, a solenidade de abertura da campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento aconteceu no Cine Teatro e teve como objetivo mobilizar e convocar a sociedade a participar do enfrentamento e prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes.

O Prefeito Lucas Coelho, a Secretária de Assistência Social, Úrsula Ângelo, o Presidente da Câmara Municipal, Guilherme Rosa, dentre outras autoridades marcaram presença no evento. Na oportunidade, agradeceram todos os participantes e envolvidos na causa e ressaltaram a importância da conscientização popular para este assunto tão importante.

A data de 18 de maio foi escolhida como símbolo da luta pelos direitos de crianças e adolescentes, em lembrança ao sequestro da menina Araceli Cabrera Sanches, estuprada e assassinada aos 8 anos de idade, em 18 de maio de 1973. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

No evento de abertura, os presentes assistiram a duas palestras. A primeira foi ministrada pelo professor da Faculdade de Medicina da UFMG, Robespierre Ribeiro e, logo em seguida, a psicóloga Marcela Santos tomou a palavra. Durante a palestra, os convidados puderam entrar mais a fundo no assunto, explicando o que é a exploração sexual, quais as consequências e como a população e as vitimas podem denunciar.

Na manhã de hoje, 19, dando continuidade às ações da Campanha 18 de maio, aconteceu a blitz educativa em vários pontos da cidade e caminhada educacional com a participação das escolas, com entrega de materiais informativos.

As ações terão continuidade até o final do mês de maio, com atividades nas escolas da cidade através de palestras educativas para os alunos, professores e servidores da educação. O fechamento da campanha acontecerá no dia 31 de Maio, as 17hrs, no Cine Teatro, com o Seminário de encerramento, com o tema “Construção da rede de enfrentamento ao abuso”.

Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados e a participação da sociedade é fundamental. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual, procure o Conselho Tutelar, delegacias especializadas, Polícias Militar ou ligue para o Disque Denúncia Nacional, de número 100.

Esta é uma luta de todos!



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página