Prefeitura Municipal de Caeté

Painel do site
Caeté, 23 de novembro de 2017 Atendimento
Você sabia? Você não sabe quando o desastre vai acontecer, mas já sabe quem chamar. Defesa Civil Caeté
Imprimir Email

Secretarias

Reunião sobre a segurança pública na RM é realizada em Caeté

por Assessoria de Comunicação

01/11/2017 11:01

Foi realizada, na tarde desta terça-feira, dia 31, no Cine Teatro Caeté, a 6ª Reunião Itinerante da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte – Granbel. Os temas colocados em pauta nesta reunião foram os projetos da Secretaria de Estado de Segurança Pública para os municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte e a atuação das Polícias Civil e Militar nos municípios metropolitanos.

Estiveram compondo a mesa: Vítor Penido, presidente da Granbel e prefeito de Nova Lima; Lucas Coelho Ferreira, prefeito Municipal de Caeté; o secretário adjunto de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais, Ailton Aparecido de Lacerda, representando o secretário de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais, Sérgio Barboza Menezes; o diretor de Tecnologia e Sistemas da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Hércules de Paula Freitas, representando o comandante geral, Helbert Figueiró de Lourdes; o superintendente de Investigação e Polícia Judiciário, Márcio Lobato Rodrigues, representando o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, João Octacílio Silva Neto; a diretora geral da Agência de Desenvolvimento da RMBH, Flávia Mourão; o vereador Guilherme Gustavo e Souza Rosa, presidente da Câmara Municipal de Caeté; a juíza de Direito da Comarca de Caeté, Maria de Lourdes Tonucci Cerqueira Oliveira; o 2º tenente do  Pelotão da Polícia Militar de Caeté, Leandro Gomes Leal; o capitão da Polícia Militar de Sabará, Yuri Tadeu de Souza Rabelo; a promotora da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Caeté, Daniza Maria Haye Biazevic; o delegado da Policia Civil de Caeté, Guilherme Guimarães Catão; e o superintendente de Coordenação e Representação Parlamentar da Cemig, Carlos Renato de Almeida. Também estiveram presentes prefeitos, secretários municipais de Segurança Pública e procuradores jurídicos da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Após cumprimentar a todos os presentes, o presidente da Granbel, Vítor Penido, afirmou que a reunião tinha como objetivo promover um contato mais próximo entre as autoridades, fazendo com que todos possam conhecer as ações previstas pelo Estado para a Região Metropolitana. O prefeito Lucas Coelho agradeceu, em nome de todos os caeteenses, ao presidente Vítor Penido por trazer à cidade uma reunião que trata de um tema fundamental. O prefeito continuou seu discurso citando a importância do Cômite Integrado de Segurança Pública, criado em Caeté em 2017, que conta com a participação direta de representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judicíario. Lucas Coelho destacou também a importância das ações sociais na queda dos índices de criminalidade.

Em seguida, o secretário adjunto de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais, Ailton Aparecido de Lacerda, passou a fazer o uso da palavra, citando as ações do Estado em relação à segurança pública a curto, médio e longo prazos, entre elas a abertura de concursos públicos, o aumento da frota da polícia e a ampliação do serviço socioeducativo. Ainda segundo o secretário, nos últimos meses, o Estado tem observado um número decrescente de crimes, o que faz ser notável a validade das medidas tomadas.

O diretor de Tecnologia e Sistemas da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Hércules de Paula Freitas, durante sua fala, afirmou que a PM tem procurado fortalecer a sua permanência junto à população, praticando o policiamento ostensivo, combatendo a migração e a ocupação do crime. O Dr. Márcio Rodrigues salientou que a criminalidade não se resolve apenas com a presença da polícia, mas também com a criação de um cenário onde os jovens propensos ao crime possam ter oportunidades para que se desviem deste caminho.

Na sequência, foi lida, em nome dos 34 prefeitos da Região Metropolitana,  uma carta de intenções metropolitana, endereçada ao secretário de Estado de Segurança Pública, Sérgio Barbosa Menezes. Nesta carta, estavam contidas as principais reivindicações acerca da segurança pública, solicitando a adoção de ações emergenciais e coordenadas a curto prazo, procurando evitar a migração da violência para as cidades metropolitanas, além da adoção de medidas necessárias para a redução imediata dos índices de criminalidade. Entre as reivindicações, as prioritárias foram:

- Solicitação para que a Polícia Militar autorize o deslocamento de homens ou amplie a carga horária dos pelotões de plantão em cidade que atualmente ficam descobertas após o horário de trabalho da Polícia Militar;

- Solicitação do empenho do secretário Sérgio Barbosa de Menezes para que os municípios possam contar efetivamente com a Guarda Municipal, que podem auxiliar no trabalho da Polícia Militar;

- Estruturação do Patrulhamento Rural Metropolitano, observando-se o aumento da criminalidade nas áreas rurais;

- Campanhas preventivas de combate às drogas nas escolas;

- Proporcionar política compensatória a municípios que recebam presos em grande quantidade para minimizar o impacto social causado;

- Criação de força tarefa com atuação permanente, dando suporte investigativo e combate à violência de forma imediata às cidades que não dispõem de estrutura adequada.

Em seguida, os prefeitos, secretário e procuradores presentes fizeram uso da palavra, relatando as necessidades de seus municípios e suas sugestões para melhoria das ações em torno da segurança pública.

O prefeito Lucas Coelho encerrou a reunião, agradecendo a todos pela presença e ressaltando que Caeté se sente orgulhosa por sediar tão importante momento, e afirmou que não há possibilidade de mudanças no país, estado ou cidade, senão pela política, e que deve haver uma grande união por parte de todos ali presentes.

 

 

 

 



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página